quarta-feira, 3 de outubro de 2007

A FORMAÇÃO DE CONCEITOS NA ESCOLA

Vygotsky (1993) descreve que a fala possui dois componentes: o fonético e o do significado. Estes dois componentes irão originar os conceitos, que são classificados em espontâneos, quando construídos a partir da experiência, e formais, definidos pela ciência. Um dos problemas da escola é trabalhar somente com os conceitos científicos, não considerando os conceitos espontâneos dos alunos. É através da interação dos dois conceitos (científico e espontâneo) que se dá à evolução real do pensamento. Entender os conceitos prévios dos alunos possibilita que estes, através da reflexão e da atividade, sejam reconstruídos e propiciem a interação com o conceito construído cientificamente. Desta forma teremos uma proposta pedagógica que eleva as estratégias de pensamento, provoca aprendizagens mais significativas e desenvolve a autonomia de pensamento.
O processo de formação de conceitos tem início na infância e amadurece e se configura somente na adolescência. Durante a infância a criança adquire capacidades de conceituação que constituem o início desse processo. Como se dá a formação dos conceitos tem sido objeto de muitas investigações, principalmente quando se pensa no papel da escola como facilitadora na construção do conhecimento científico por parte de seus alunos.
Quando Vygotsky estudou esse tema, desenvolveu alguns estudos experimentais para observar a dinâmica do processo de formação de conceitos. As principais conclusões a que chegou foram:
* a percepção e a linguagem são indispensáveis à formação de conceitos;
* a percepção das diferenças ocorre mais cedo do que a das semelhanças porque esta exige uma estrutura de generalização e de conceitualização mais avançada;
* a formação de conceitos é o resultado de uma atividade complexa, em que todas as funções intelectuais básicas (atenção deliberada, memória lógica, abstração, capacidade para comparar e diferenciar) tomam parte;
* os conceitos novos e mais elevados transformam o significado dos conceitos inferiores.

Outro aspecto bastante relevante sobre formação de conceitos, tratado por Vygotsky (1991), diz respeito à experiência pessoal da criança e à instrução formal, à aprendizagem em sala de aula, levando-a a desenvolver dois tipos de conceitos que se relacionam e se influenciam constantemente. Vygotsky acredita que os conceitos espontâneos e os conceitos não-espontâneos fazem parte de um mesmo processo, ainda que se formem e se desenvolvam sob condições externas e internas diferentes e motivados por problemas diferentes.
Os conceitos científicos constituem, para Vygotsky, o meio no qual a consciência reflexiva se desenvolve. A aprendizagem escolar exerce papel importante em sua aquisição. Seus estudos confirmaram a hipótese de que os conceitos espontâneos e os conceitos científicos, inicialmente afastados porque se desenvolvem em direções contrárias, terminam por se encontrar.
Considerando que o aluno traz uma riqueza de conhecimentos sobre o mundo e seu funcionamento, que na maioria das vezes entram em conflito com o que é imposto pela escola e tem de ser aprendido, o professor deve agir para que os estudantes não rejeitem esses conhecimentos ou não tenham dificuldades em assimilá-los.
A tarefa da escola, por meio do professor, é exatamente auxiliar o aluno a formar o conceito científico e estabelecer vínculo indireto com o objeto por meio de abstrações em torno das suas propriedades e da compreensão que ele mantém com um conhecimento mais amplo. Para os professores, esta tarefa não é fácil, porque implica uma revisão, tanto de conteúdos quanto de metodologias.
Além de formados, esses conceitos precisam ser internalizados. A internalização dos conceitos ocorre à medida que a mente da criança registra os conceitos. A teoria indica que apenas a visualização não garante a apropriação de todas as características existentes no objeto a ser apreendido.
A atividade também é fundamental nesse processo. As atividades propostas pelos professores devem provocar nos alunos exercício mental constante voltado para as operações que devem realizar sobre determinado problema, permitindo que o aluno vá tomando consciência das suas atitudes e, conseqüentemente, das suas tarefas, da resolução da questão proposta.
Para que as práticas pedagógicas sejam mais adequadas à formação de conceitos científicos, algumas sugestões são apontadas:
-As idéias que o aluno traz para a escola são necessárias para a construção de significados. Suas experiências culturais e familiares não podem ser negadas. Essas idéias devem ser aceitas para progressivamente evoluírem, serem substituídas ou transformadas.
-A resistência para substituir alguns conceitos só é superada se o conceito científico trouxer maior satisfação: for significativo, fizer sentido e for útil.
-O diálogo com os alunos possibilita o diagnóstico de suas idéias em vários momentos da aprendizagem. Da mesma forma, a interação entre parceiros e a observação dos diálogos travados entre eles.
-Resolver problemas com um plano de atividades cognitivas deve ser estimulado, uma vez que a simples nomeação das características essenciais e a repetição de definições não garantem a formação de conceito.
-Deve-se possibilitar ao aluno retomar seu processo de trabalho, explicando suas idéias e analisando a evolução das mesmas.
-No processo de formação de conceitos, é desejável desenvolver ações de inclusão -estabelecer se um objeto dado refere-se ao conceito indicado, e de dedução-reconhecer as características necessárias ou suficientes para incluir ou não os objetos em um conceito dado.
-Nem todo conceito é passível de experimentação, daí o valor de meios variados: filmes, explorações de campo, etc.

É importante lembrar que o ensino sistemático e explícito na escola deve levar o aluno a reconceitualizações e, principalmente, desenvolver formas de pensar que se estendam para outras áreas e para situações que transcendem a sala de aula. A formação e internalização dos conceitos ocorrem pela mediação através da linguagem oral e escrita, como também pela mediação com objetos reais. A utilização correta do concreto se faz quando ele se revela como um instrumento para se chegar ao abstrato. A aquisição de cada conceito particular é vista como um processo de construção e não como um processo aditivo de recepção.

O desenvolvimento de determinadas habilidades são essenciais na formação de conceitos:
" Habilidade de explicar ou desdobrar o significado das palavras.
" Habilidade de construir e reconstruir os elementos que compõem um conceito.
" Habilidade de usar dicionários e enciclopédias.
" Habilidade de observar a essência da coisa estudada.
" Habilidade de definir, dizer com segurança o que algo é.

Os conceitos formados são muito importantes para o desenvolvimento cognitivo do indivíduo. Formar conceitos possibilita a aprendizagem de princípios e solução de problemas a eles relacionados.

Um comentário:

Anônimo disse...
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