segunda-feira, 15 de outubro de 2007

AS NOVAS TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA, algumas observações.


Observando os avanços pelos quais a sociedade vem passando devido ao uso de novas tecnologias em diversas áreas profissionais, devemos reconhecer que o professor não pode ser um mero observador diante deste avanço. As novas tecnologias exigem um novo enfoque nas metodologias de ensino e os professores têm que dar esse passo de forma clara e decidida, propondo mudanças de forma que a transmissão de informações passem a ter infinitos caminhos, deixando para trás a época dos livros-textos como suporte quase único para o ensino-aprendizagem.A utilização da tecnologia permite uma melhor adaptação às diferenças entre os alunos, possibilitando uma maior flexibilidade para a apresentação do conteúdo com o desenvolvimento de novas estratégias de aprendizagem.
As situações de aprendizagem em que se usa o computador são mais eficientes quando permitem ao aluno uma atividade estruturante, que, guiada pelo professor, enfoquem um conteúdo determinado e explicitam os objetivos de aprendizagem de maneira clara. O professor deve propor situações que aproveitem as potencialidades dos recursos informáticos disponíveis, que sejam desenvolvidas levando em consideração os conhecimentos prévios dos alunos sobre os conteúdos a serem tratados e que integrem o restante das situações em classe.Qualquer proposta deve permitir a iniciativa do aluno de tal forma que permita-o desenvolver processos cognitivos, tais como: elaborar hipóteses, desenvolver projetos, explorar programas, tornar consciência de suas estratégias, poder corrigir os erros, etc. Seria um erro pensar em atividades com o computador que estejam desligadas do conteúdo da sala de aula, pois assim não será possível valorizar o processo de desenvolvimento do aluno no que se refere à resolução de situações-problema que se apresentam nos diferentes campos do conhecimento.
A presença da tecnologia em sala de aula dá ao professor a oportunidade de promover ambientes de aprendizagem interdisciplinares onde os alunos adquirem habilidades para estruturar investigações e resolver problemas concretos, formando pessoas com capacidade para desenvolver novas habilidades, novos conceitos e dar resposta eficiente às trocas e exigências do mundo atual. Um ambiente de aprendizagem como este é uma experiência que contribui para o desenvolvimento da criatividade e do pensamento dos alunos.


Nenhum comentário: