sábado, 10 de janeiro de 2009

ANIMAÇÃO NA SALA DE AULA

A utilização de recursos de animação como uma atividade no Laboratório de Informática possibilita variadas formas de interação e representação do mundo real ou imaginário por parte do aluno. Ao desenvolver a atividade, é possível expressar o que se imagina e dar forma ao imaginado. A criação de uma animação envolve a linguagem verbal e a não–verbal, a lógica sequencial e a expressão visual do objeto a ser representado.
No caso de se usar animação, novos potenciais se abrem. Sua linguagem permite a incorporação de várias formas de expressão: o desenho, a pintura, a palavra, a música, além de dar movimento ao que é inanimado. Com ela é possível construir histórias, representar e trabalhar diferentes conceitos.
Para a criação de uma história animada é preciso ter uma idéia e depois criar o roteiro, documento que traz as falas do desenho e as indicações que orientarão a produção – como será cada cena, o que cada personagem vai fazer e assim por diante. A história pode ser mais visual, sem muitas palavras (ou pode-se animar as palavras, se optar por ter poucos desenhos).
Depois do roteiro, é hora de transformar o roteiro no chamado storyboard, uma espécie de história em quadrinhos que dá uma idéia do que vai acontecer em cada quadro. Parte-se, então, para a criação dos desenhos no computador - o que proporciona novas situações de aprendizagem – e edita-se o material criado. O processo de edição é uma oportunidade para se trabalhar conceitos relativos à interpretação, seleção, classificação, observação, etc. Ao final, exibe-se o resultado para os colegas, para a comunidade da escola e no site para que todos vejam.
O aluno aqui não é apenas um espectador. Ele é um participante ativo e autor do projeto. Por causa disso, a animação oferece uma série de oportunidades para o professor conhecer melhor seus alunos, vendo-os em ação sob outra perspectiva, fora das atividades “normais” da sala de aula. O uso da animação pode ser fonte de investigação e análise da visão de mundo de seu aluno e das diferentes linguagens utilizadas na elaboração da animação. Além disso, ela pode ser utilizada na finalização de muitas atividades, ou seja, é um recurso que dá novas formas à produção do aluno (tão habituado ao caderno e à caneta).
Dependendo da faixa etária dos alunos é possível utilizar diferentes ferramentas para produção das animações e desenhos animados. Com o Power Point e o Animator9 (software free para baixar) podemos fazer animações simples. Já com o Zimmer Twins e GoAnimate é possível fazer, on line, pequenos filmes de desenhos animados.

Um comentário:

Gabi Abbud disse...

Adorei o texto! É de sua autoria, Maria Lucia? Gostaria de usá-lo em um trabalho de faculdade.